quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

CHORO E CHORAMINGO




A gestação do Luiz Otavio foi perfeita. Tranquila, sem neuras, sem sustos. Depois do nascimento, eu, mãe de primeira viagem, piro a toda hora. O que cada chorinho quer dizer? Sim, porque ele tenta me falar alguma coisa, tenho certeza que sim. Quem é mãe deve me entender.

Ele me olha com olhinhos de dor que é de cortar o coração mais duro que existe na face da terra. Como não é o meu caso (céus como sofro com aquele olhar), já chorei diversas vezes por não saber o que fazer.

O tempo, ele está com pouco mais de um mês, me ensinou algumas técnicas e, principalmente, me deu segurança. O problema é quando estou tensa, ele capta facilmente e chora ainda mais.

Já consigo reconhecer três tipos de choro:

- O de dor, o mais marcante e dolorido pra mim.
- O de fominha, facilmente resolvido, já que amamento no peito e posso resolver rapidinho, sem precisar fazer mamadeira.
- O chorinho de sono, esse é danado. Só passa depois que ele dorme, parece simples, mas não é.
Quem disse que ele dorme toda vez que sente sono. Reluta contra as pálpebras fechando a todo custo. Sacode a cabeça numa tentativa ferrenha de se manter acordado.


Mas nos dias de hoje, temos uma ferramenta muito útil a nosso serviço, pobres mães descabeladas de aflição. A internet possibilita tirar as mais diversas dúvidas sobre nossos bebês.

Fui atrás para descobrir o lance “dos choros”. Encontrei uma enormidade de sites e afins que falam sobre o assunto. Junta daqui e dali e descobri uma listinha com os principais deles. Mas o site adverte: “crianças não são iguais, portanto, o choro varia de um para o outro.”

Fome: gemidos semelhantes a um apelo que não cessam com carinhos somente quando estiver satisfeito.
Dor: grito agudo seguido de um pequeno intervalo.
Fralda suja ou roupa desconfortável: choro fraquinho e estridente.
Cólica: choro agudo e intenso, normalmente leva a criança a esticar e encolher as perninhas, tremer o queixo e fazer cara de dor.
Frio ou calor: é um choro copioso de desconforto.
Excesso de estímulo ou irritação: é um choro meloso que ocorre ao fim de um dia movimentado.
Sono: criança agitada e com choro nervoso.
Emocional: choro geralmente é acompanhado de soluços, como se o pequeno estivesse meio "engasgado" de raiva ou brabeza.


Isso vai me ajudar muito, pois vou observar o meu pequeno e descobrir se esta lista é verdadeira para ele. Mais tarde terei a resposta. Por hora, é fazer o que sei, ou acho que sei e qualquer dúvida: Pediatra nele.

4 comentários:

  1. Adorei a primeira matéria. Estou aguardando ansioso a segunda, pois meu filho é pequeno e as dicas são importantes...hehe
    Beijo, amoor...
    te amamos muito... papai e LO.

    ResponderExcluir
  2. Está contratada!!! Uma ótima mãe e repórter de campo!!!

    Mil beijos da quase editora aqui a essa super equipe!!!

    ResponderExcluir
  3. Gutíssima,
    Q maravilha saber q vc gostou do blog. Ter a sua opinião como amiga é muito bom, como jornalista então, nem se fala.

    ResponderExcluir
  4. Eitaaaa mamãe!!! Amiga, querida, fico tão feliz de te saber mãe; assim, dedicada, consciente e feliz. Adorei o blog, está completo, cheio de informações, bem feito, inteligente e com humor -parabéns da sub-dinda.
    Beijos carinhosos para a familia Pardal.

    ResponderExcluir