terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

QUE SONINHO...





A coisa mais fácil do mundo é dormir. Para quem não tem insônia, é claro.

Este não é o caso do meu bebê, ele tem sono, muito sono, mas um pequeno detalhe impede que durma rapidinho. Ele não quer dormir. Luta bravamente para manter os olhinhos abertos e chega ao ponto de chacoalhar a cabeça pra se manter acordado.

Vejo que está muito cansado, porque fica nervoso, chora muito. Tem dias que a birra é tamanha que até os olhinhos ficam vermelhos e ele está ali, firme e forte.

No começo não sabia como lidar com isso, ficava pensando que ele tinha alguma dorzinha ou fome, mas não, acabei percebendo que toda vez que ele queria dormir era essa briga. E a briga fica pior à noite, aí sim, fica muito nervoso. Compreensível, já que está cansado.

No final da tarde dou início ao ritual “acalma neném” Procuro não deixa-lo tão agitado. Dou-lhe um banho, faço uma massagem, coloco uma roupinha confortável e amamento. Depois de umas três ou quatro horas após esse momento é que ele vai dormir e ficar no berço. Antes disso é colocar e ir buscar rapidinho.

Essa é a hora do papai, que depois que chega do trabalho fica com o pequeno. Por dois motivos, o primeiro é que está com saudades e o segundo é que a mamãe aqui está mortinha e precisa relaxar um pouquinho. Não sei o que seria de mim sem a ajuda dele. Está me saindo melhor do que a encomenda.

Dicas:

- Não escurecer o quarto durante o dia. Assim ele vai aprender diferenciar o dia da noite. (dica muito importante do pediatra dele).
- Várias revistas e sites dizem que você deve por seu bebê no berço quando ele ainda estiver acordado, mas sonolento, pois isso o ajuda a dormir sozinho. Não fiz esta tentativa ainda. Vou tentar a partir de hoje para ver no que dá.
- Tentar manter o bebê sem mamar por duas horas antes de dormir. Isso faz com que o bebê durma mais até a próxima mamada da noite. Isso funciona, o meu já acorda somente uma vez para mamar durante a noite. Quando está muito agitado duas, mesmo assim uma excelente marca para quem vai completar dois meses de vida.

Recomendo:
A matéria “Prevenção de problemas do sono do bebê” do site UNIVERSO DO BEBÊ:
www.universodobebe.com.br/site/sono.php


É preciso evitar certos medicamentos durante a amamentação
- Verdadeiro. Embora a maioria deles não interfira, há restrições para os sedativos, os anticonvulsivantes, os antineoplásicos, os antitireoidianos, os radioativos. Os antibióticos, com raríssimas exceções, não têm contra-indicação.

Um comentário:

  1. Está um espetáculo esse espaço. Super funcional para as mamães ou futuras mamães... Depois de toda a tua experiência, vou continuar só com o Shazan... É bem mais fácil de cuidar e de dispersar atenções. Hehehehe. Bjo no coração

    ResponderExcluir