quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

ROUPA CURTA OU COMPRIDA



Acho que está com calor, coloco roupa curta. Ficou com as mãos frias. Coloco roupa comprida.

Ele nasceu no calor de dezembro. E minha cabeça começou ficar confusa no hospital. Entrava um e enrolava, entrava outro e desenrolava. E assim seguiu até a nossa volta para casa. Quando chegamos não foi diferente. Marinheiros de primeira viagem, que somos, nunca sabemos ao certo o que fazer. Colocar ou tirar um pouco da roupa?

E sigo traumatizada. Quero que meu bebê sinta-se confortável, mas confesso que é difícil saber ao certo que roupa usar.

Esqueci de fazer esta pergunta ao pediatra na nossa última visita, mas já está na lista da próxima. O que sei, é o que li. Ele tem que estar sempre com uma peça a mais do que eu. A temperatura do corpinho dele varia pouco mais de dois ou três graus da nossa.

Mas mesmo assim, acho que não é regra. Já que nós, adultos, temos variação de temperatura, creio que os bebês também tenham. Percebi que Luiz Otavio sente bastante calor.

Um dos sinais de que ele está com calor é o aparecimento de bolinhas vermelhas. As tais brotoejas. Ele teve poucas, bom sinal, isso quer dizer que não estou tão perdida assim. Um ponto para mim.

As noites exigem um cuidado extra. Ele começa a noite com um pijama. Depois da meia-noite um lençol, bem leve, que segue até às quatro da matina. E é aí que entra uma mantinha. Ufa.

Então, não me resta mais nada a não ser observar os sinais que ele envia. E não ter preguiça de colocar e tirar até acertar o que ele quer.

Preciso lembrar:
- O ideal é deixar seu bebê numa temperatura amena, arejada, mas longe de correntes fortes de ar.
- Se a criança está suando muito ou muito irritada, pode ser sinal de que está com muito calor ou muito agasalhada.
- Espirros e soluços são sinais de frio.

Recomendo:
O texto “Que roupa usar?”, na site GUIA DO BEBÊ.
http://guiadobebe.uol.com.br/bb1ano/que_roupa_usar.htm


O bico do seio não deve ser limpo depois da amamentação.

- Verdadeiro. O leite materno é cicatrizante e protetor. Por isso, deve secar no mamilo após a amamentação. A nutriz só deve limpar o seio imediatamente antes de amamentar, com um algodão ou gaze embebidos em água pura. Nada de substâncias como água boricada ou bicarbonatada, que levam ao ressecamento da pele e às rachaduras do mamilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário