segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

"COCÔ? TÔ FORA!"




... - “Mamãe, troca minha fralda”. - “Mamãe, não aperta tanto”. – “Ooooh manhêêêêê, você esqueceu a pomada”.

A fralda merece uma preocupação extra, pelo menos da minha parte. Muitas pessoas já me aconselharam a não ficar trocando toda hora, para ele não acostumar, pois depois não quer ficar sujo nem um minutinho.

Quer saber o que eu acho? Uma besteira... Afinal de contas, vejo mães cobrando higiene do filho assim que começa tirar as fraldas: “Olha ali, fez na calça novamente. Você tem que pedir pra ir ao banheiro”.
Mas como ele vai seguir isso, se quando era a mãe que tomava conta, não tinha essa de manter o bumbumzinho limpo a cada “cocô”. Ele não acha desagradável ficar sujo.

E além do mais, com esse calor tremendo, eu, mulher que uso absorvente desde a adolescência, sei como é triste ficar com ele sujo por muito tempo. É terrível. Isso dá assadura e maltrata demais a pele. Então, troco de fraldas mesmo. E ele, é claro, adora. Está lindo e limpo o tempo todo.

Felizmente, meu pequeno não sabe o que é assadura. Está com cinquenta dias, e o seu “popozinho” está de dar inveja. Mas a cada troca, ele recebe um cuidado extra. Uso algodão com água morna ou soro fisiológico (acho os lenços umedecidos muito perfumados para pele do meu bebê. Pelo menos por enquanto, eles estão fora do nosso ritual “bumbum limpo”).

Coisas que li sobre:
- A pomada contra assadura, serve como barreira entre a urina, as fezes e a pele do bebê.
- Assadura é provocada por fungo, que se prolifera facilmente na região em que se colocam fraldas. Um ambiente propício devido à umidade, ao abafamento e à presença de fezes e urina.
- Deixar a nova fralda aberta por alguns segundos, ajuda a ventilar. Auxiliando na prevenção contra assaduras.
- Até seis meses os lenços umedecidos não são recomendados. A limpeza deve ser feita com algodão e água morna.

Recomendo:
O link no site BEBE.COM.BR, sobre a troca de fraldas:
http://bebe.com.br/0_12/corpo/conteudo_243006.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário