quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

CÓLICAS



Ver a carinha de sofrimento do meu bebê, me deixa acabada. Tenho vontade de chorar junto e confesso que no começo fiz isso algumas vezes, mas sei que manter a calma é essencial nestes momentos.

Luiz Otavio, tem tido cólicas no início da manhã e no começo da noite. Tento aliviar a dor dele usando bolsa de água quente, colocando ele deitado de barriga para baixo e fazendo massagem a cada troca de fraldas.

Massagear a barriguinha deles é simples e dá bastante resultado. Meu pequeno já está acostumado com elas e espera feliz da vida.

Segundo os médicos, os bebês sentem cólicas porque seu sistema digestivo é imaturo. Geralmente vai até uns três meses de vida. É claro que isso não é regra, porém, já ouvi relatos de mães que tem bebês que sentem cólica até os quatro, cinco e seis meses.

Vou torcer que a regra funcione com o meu bebê. Até três meses está de bom tamanho.


Se nós, realmente, nascemos com o pecado original é nos primeiros meses de vida que pagamos. Sentir cólicas diariamente é um pesadelo.

Dicas:


- Percebi que quando o amamento num ambiente tumultuado, ele sente mais cólicas do que o normal. Desde então, cuido para que este momento seja quase que um ritual. Ele tem que fazer a sua “refeição” com calma, sem estresse.
- É muito importante o bebê sentir-se amado nesse momento. Perder a paciência ou entrar em desespero piora as coisas. Dar muito carinho e tentar colocar ele numa posição que o desconforto diminua é a melhor pedida.

Recomendo:


O texto “Como livrar meu filho das cólicas”? Do site Guia do Bebê.
http://guiadobebe.uol.com.br/recemnasc/como_livrar_meu_filho_das_colicas.htm


A criança amamentada herda a defesa das mães.


- Verdadeiro. Mas essa imunidade só prevalece enquanto dura a lactação. Depois, é necessário que a criança crie suas próprias defesas, em contato com o meio ambiente e, especialmente, por meio da vacinação.

3 comentários:

  1. Sandraa,
    Que liiindooo!
    O Luiz Otavio quando crescer vai se orgulhar de ler tudo isso!
    Parabéns pela mamãe maravilhosa que você é...
    Essa criança é muiito Feliz!
    Super Beijos á familia!
    Paty e Cleo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Paty e Cleo,
    Q bom q vcs gostaram do blog.
    Fico muito feliz. Espero vê-los por aqui mais vezes.
    Bjóks minhas e d Luiz Otavio.

    ResponderExcluir
  3. Meu bebê teve colicas na primeira semana de vida. logo corri atráz para saber o que estava causando isso.descobri que a sopa que eu comia tinha meio que de tdo nela. tem alguns alimentos que realmente causam colicas. mudei a alimentação e resolveu, dicas da alimentção sopa sem sebola é uma delas, outra coisa que fiz foi dar banho de baldinho com sais de banho no período da noite.agora meu bebe só mama e dorme dia e noite.

    ResponderExcluir